Sua imagem pessoal é fundamental para a comunicação eficaz, seja na vida pessoal ou profissional, assim como já falamos sobre isso no artigo “O poder do posicionamento de imagem”. A maneira como você se apresenta afeta diretamente sua capacidade de se conectar com os outros e transmitir suas ideias de maneira clara e concisa, apresentação essa que leva em conta alguns elementos que vamos falar adiante.
Queria eu que diplomas, treinamentos, capacitações fossem o cerne para comunicar a excelência de um profissional, porém infelizmente, existem sinais que podem atrapalhar sua comunicação e imagem pessoal, consequentemente desvalorizando todo o investimento intelectual e jornada de trabalho. Neste artigo, vamos esclarecer esses sinais e discutir como você pode evitá-los para melhorar sua imagem e comunicação pessoal.
Antes de aprofundarmos, imagine essas cenas:
Imagine agora um bebezinho, em seus primeiros dias de vida. Acabou de chegar ao mundo e está enroladinho em uma manta, sereno, dormindo. De repente, esse bebezinho começa a abrir um sorriso, genuíno, leve, como se estivesse sonhando com a melhor coisa do mundo. Certamente, dá vontade de abrir um sorriso com essa criança. Você reconhece a emoção de alegria que a criança emitiu com seus sinais.
Vamos mudar a ótica:
Imagine agora um restaurante a quilo de bairro, bem simples, com cadeiras de madeira bem retas e duras, que você se serve e em questão de minutos se alimenta e vai embora. Você pagaria 250 reais por esse momento?
E se esse restaurante fosse uma cantina italiana, com iluminação aconchegante, uma pessoa super educada recepcionaria você e a acompanharia até uma mesa, onde você recebe um couvert por conta da casa enquanto escolhe sua refeição com calma em uma cadeira que parece que abraça de tanto conforto. Nessa situação, você pagaria 250 reais por esse momento?
Sinais de experiências foram emitidos nessas situações assim como nós emitimos o tempo todo na nossa jornada. Então anote:
Todo Sinal é uma informação que você emana sobre você, e esses sinais são percebidos pelo público que você quer atingir.
A importância da imagem pessoal na comunicação
Sua imagem pessoal é uma das primeiras coisas que as pessoas notam em você. Isso inclui o ambiente que você se apresenta, aparência, postura, tom de voz e linguagem corporal. Esses elementos são cruciais para a comunicação assertiva, pois podem influenciar a maneira como as pessoas percebem você e suas ideias.
Uma comunicação e imagem pessoal forte transmite confiança, credibilidade e profissionalismo. Por outro lado, a comunicação e imagem pessoal fraca e com ruídos leva a mal-entendidos e dificuldades na comunicação.
Um dos grandes erros de especialistas é valorizar demais a capacidade intelectual e esquecer de sua capacidade empática, que através da visão sistêmica, gera pertencimento, ordem e equilíbrio na relação entre profissional e cliente, por conta da conexão. Então, que sinais são esses?
Sinais que atrapalham a comunicação
Existem vários sinais que podem prejudicar sua imagem pessoal e comunicação eficaz. Aqui estão alguns dos mais comuns:
- Postura inadequada: A postura é um dos elementos mais importantes da imagem pessoal. Uma postura inadequada pode transmitir desleixo, falta de confiança e falta de profissionalismo, e é um dos sinais que mais acontecem, por ser reativa ao lugar que a pessoa se encontra.
- Linguagem corporal negativa: A linguagem corporal negativa transmite uma atitude defensiva e desinteressada, normalmente acontece por estar em desconforto diante de situações, causando ombros fechados e olhar desconectado, para baixo. São sinais que costumam afastar as pessoas e dificultar a comunicação assertiva.
- Vestimenta inadequada: A maneira como você se veste transmite muito sobre você. Vestimentas inadequadas podem transmitir falta de profissionalismo e credibilidade, ou ruídos de comunicação por serem completamente incoerentes com o comportamento em questão.
- Tom de voz inapropriado: Um tom de voz inadequado, como falar muito alto ou muito baixo fora de contexto, transmite falta de confiança e necessidade de atenção.
- Ambiente inapropriado: Ambientes que destroem o que se está querendo comunicar, como um ambiente desorganizado para quem prega organização.
Como transformar esses sinais e melhorar sua imagem pessoal?
Primeiramente, é importantíssimo alinhar o estilo de vida com os melhores sinais que podem representar naquele momento. Não adianta evitar os sinais a qualquer custo, é preciso transformá-los com consciência. Aqui estão algumas orientações para melhorar sua imagem pessoal e comunicação:
- Trabalhe em sua postura: Mantenha uma postura confiante, busque o conforto diante do contexto ao ponto de não sentir tensão, mantendo os ombros para trás e a cabeça erguida. Isso ajudará a transmitir confiança e credibilidade.
- Preste atenção à sua linguagem corporal: Mantenha-se tranquilo e de frente com as pessoas ao seu redor, sem emitir sinais de defensiva como cruzar os braços com tensão ou olhar para baixo como forma de fuga. Mantenha contato visual e aberto, e use gestos sutis para enfatizar suas ideias, evidenciando as mãos (quando elas estão aparentes, leves, transmitem mais confiança)
- Vista-se adequadamente: Escolha roupas que transmitam profissionalismo e credibilidade e que reforcem suas melhores características. Vista-se de acordo com a situação, evitando roupas inadequadas para o ambiente ou ocasião, sem que sua personalidade seja colocada de lado.
- Ajuste seu tom de voz: Preste atenção ao seu tom de voz e fale com clareza e confiança. Saiba permear pelos tons altos e baixos, como forma de trazer dinamismo à expressão, se ajustando no seu tom de acordo com a situação.
- Pratique a comunicação sistêmica: Identifique como, nas suas ações e palavras, é possível gerar pertencimento, ordem e trocas saudáveis nas conversas.
- Considere sua linguagem: Preste atenção à sua escolha de palavras e use linguagem adequada à situação. Cuidado com gírias e palavras vulgares que possam gerar problemas de interpretação e afetar negativamente sua imagem pessoal.
- Seja seletivo nos ambiente que permeia: Pouca gente se atenta a isso, mas o ambiente coerente com seus valores e princípios reforça muito a coerência dos sinais apresentados por você.
Como selecionar os sinais que melhor me representam?
Antes de mais nada, tenha um objetivo claro. Que referência você quer ser como profissional? Analise sua jornada, quais são as evidências de características e atitudes que se repetem positivamente na sua jornada? Qual é a pergunta que você mais escuta das pessoas? Normalmente são perguntas que, ao serem feitas, trabalham um indicativo de características de marca e imagem pessoal que já podem estar ocorrendo ao longo da jornada.
No vídeo abaixo, além de informações complementares a esse artigo, tem uma dinâmica que é muito importante para conseguir alinhar esse objetivo para os próximos passos na carreira.